Especialista em carreira critica postura de "trabalho apenas para pagar contas"

  • Por Jovem Pan
  • 16/08/2016 14h33
Jovem Pan <p>Daniela do Lago é especialista em carreira e esteve no Pânico</p>

Atualmente no Brasil, são 12 milhões de desempregados. A crise atingiu tanto as empresas quanto os trabalhadores. Em entrevista ao Pânico desta terça-feira (16), Daniela do Lago, coach em carreira, explicou como se comportar nos tempos de recessão, além de ajudar a administrar o psicológico.

Para a palestrante, a forma de agir e pensar do empregado determina muito sobre seu destino dentro da empresa. “Vivemos uma cultura sindical. O funcionário acredita que faz muito mais pela empresa, do que a empresa por ele”, disse.

Segundo a coach, o sucesso corporativo, mesmo em tempos difíceis para a economia, não depende apenas da competência técnica, mas sim “a parte comportamental complementa o conjunto”.

Daniela acredita que cada pessoa tem suas escolhas. “Você como profissional que escolheu essa empresa. Como profissional, você tem que saber lidar com sua própria carreira e seus próprios recursos, cabe a você decidir se vai ficar na empresa ou não”, analisou.

O pensamento de grande parte dos empregados é negativo, é o “trabalho apenas para pagar contas”. A linha de raciocínio de Daniela vai justamente nessa contramão, “chega de ser refém de empresa. Nós temos escolhas. Todo mundo tem que pagar conta. Por que alguns conseguem administrar melhor?”, questionou.

A solução? Não existe milagre. Seja com o País em crise, seja com uma economia favorável, é preciso ter noção de que a empresa é uma instituição que visa ao lucro. “É uma troca, é um jogo. Como todo jogo, temos as regras. O que manda no mercado de trabalho é a competência e os resultados que você gera”, contou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.